domingo, 3 de abril de 2011

sociologia das organizações

Com a revolução industrial, um estudo organizacional cada vez mais necessário,  desenvoveu-se cocomitantemente com a ánálise sociológica, uma grande quantidade de teóricos, na maioria engenheiros e gerentes, que produziram uma literatura sobre as organizações surgindo assim a denominada Escola Clássica ou Tradicional.
A sociologia surgiu no séculoXIX, com a primeira fase da revolução industrial.procurava-se entender o contexto da industrialização eo papel de desempenho na sociedade pelas dinâmicas organizações empresariais e seus agentes. Desenvolveu-se uma disciplina, primeiramente com o objetivo de compreender as mudanças ocorridas na sociedade sob a influência industrial, passando para uma analise crítica.
Segundo Auguste Comte (1798-1857) estabeleceu a sociedade como principal campo da nova ciência. Comte via a sociedade moldada de acordo com a organização industrial. A fábrica como sistema de produção,tinha destaque como uma organização fundamental para nova sociedade que surgia rapidamente ao longodo século XVIII na Inglaterra , Estados Unidos e restante da Europa.
Apartir  da revolução industrial ao osganizações passaram a exercer um papel importante na vida humana, a ponto de hoje ser impossível imaginar o mundo sem elas. Hoje elas estão inseridas na sociedade que fazem parte do nosso dia a dia, pois em todo lugar que andemos ou conhecemos existe um pouco de organização social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário